O uso das tecnologias no Colégio Mário Braga

O rápido desenvolvimento dos meios tecnológicos vem cada vez mais influenciando os recursos didáticos e os encaminhamentos metodológicos dentro dos espaços escolares. Diante dessas mudanças faz-se necessário na educação construir novas concepções pedagógicas, elaboradas sob a influência dos recentes recursos tecnológicos, que resultem em práticas que promovam o Currículo nos seus diversos campos, possibilitando aos professores a apropriação das tecnologias, contribuindo para a inclusão digital e dando ênfase significativa a prática pedagógica.
Dessa forma, no Colégio Estadual Prof. Mário Brandão Teixeira Braga a equipe diretiva, pedagógica e de professores realizam constantemente atividades que envolvem o uso das TIDCs  trazendo, de acordo com as possibilidades, os estudantes para mais perto de sua realidade digital e utilizando os recursos disponíveis no espaço escolar.
Em 2009, a escola através de consulta a comunidade escolar e através de Conselho Escolar, e em atendimento ao decreto nº 7.083/10 e instrução nº 10/09 – SUED/SEED aderiu ao Programa Mais Educação do governo federal, que tem por objetivo atender estudantes que apresentam situação de vulnerabilidade social, pois a nossa comunidade apresentava um índice considerável de violência, drogadição, violência doméstica, práticas de bulling , índice de repetência e evasão e defasagem idade/série.
Os projetos trabalhados foram vários, dentre eles a informática que teve por objetivo nortear o uso do laboratório de informática, para fins educacionais, em pesquisa digital, sistematização da pesquisa, técnicas e utilização das ferramentas digitais (slides, vídeos, imagens, áudio, trabalhos escolares, artigos e etc). Porém devido às dificuldades encontradas no dia a dia escolar, não aderimos mais ao Projeto Mais Educação. 
    Atualmente sobre as metodologias utilizadas no ambiente escolar podemos citar a construção do jornal da escola, instrumento esse que leva os estudantes a utilizarem dos meios tecnológicos para sua confecção (celular, computador, notebook, câmeras digitais dentre outros). Durante a elaboração do jornal até seu processo final (impresso) os estudantes têm contato com blogs, sites, redes sociais, nas quais disponibilizam o jornal em forma digital.
  Outra atividade realizada é a criação de uma plataforma de aprendizagem (criada na disciplina de filosofia) na qual o professor pode interagir com os estudantes a qualquer momento e, além disso, ao realizar as atividades poder debater e trocar experiências em meio online com seus colegas de escola.
   Ao observar a construção dos Planos de Trabalho Docente e a questão da contextualização e interdisciplinaridade, os encaminhamentos metodológicos têm mostrado a efetivação e o auxílio da tecnologia em sala de aula para o desenvolvimento da aprendizagem significativa. O uso da internet, celular, blogs, sites, vídeos e redes sociais são recursos didáticos constantes e enriquecedores do processo ensino aprendizagem. 
O Projeto Político Pedagógico do Colégio Prof. Mário Brandão Teixeira Braga aponta que muitos estudos têm destacado as possibilidades e benefícios na utilização das tecnologias móveis (Smartphones,  Tablets e outros) para acesso aos conteúdos, pois possibilita a aprendizagem em qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer pessoa, pois as tecnologias móveis atualmente podem estar presentes até mesmo em áreas onde escolas, livros e computadores são escassos.
   A escola como um dos espaços mais privilegiados de discussão, produção e construção do conhecimento deve oportunizar aos seus profissionais e estudantes o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis no ambiente escolar, visando dinamizar e intensificar o processo de ensino e aprendizagem. O professor como agente mediador no processo de formação de um cidadão apto para atuar nessa sociedade de constantes inovações, tem como desafios incorporar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, buscando formação continuada, bem como mecanismos de troca e parcerias quanto à utilização destas.

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