Histórico do Colégio Mário Braga

O Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga situado na rua Reinaldo Meira, 1150 – São Cristóvão, cidade de Piraquara- Paraná possui uma área construída com cerca de 2.500 m² numa área total de 11.000m², com área verde, composto de espécies nativas da região, o colégio atualmente possui 51 turmas( manhã, tarde e noite), 22 salas de aula, um laboratório de Ciências, uma sala de Arte, uma biblioteca, uma sala de informática, uma sala de vídeo, um auditório, uma quadra coberta, uma quadra de areia, duas salas para professores, duas salas para equipe pedagógica, pois o colégio possui dois prédios ( blocos).
   A escola oferta Ensino Fundamental regular e Ensino Médio, no período diurno e noturno, conta com aproximadamente 1273 estudantes, 89 professores, 36 funcionários.
   O regime da oferta da Educação Básica é de forma presencial, com a seguinte organização: Ensino Fundamental por anos, nos anos finais. Ensino Médio, na organização por blocos de disciplinas – semestrais com cessação gradativa a partir de 2017 e Ensino Médio seriado anual com implantação gradativa a partir de 2017; Sala de Recurso Multifuncional I, em contra turno ao da matrícula. A faixa etária dos estudantes é de 10 a 17 anos, porém devido à distorção idade série também atendemos estudantes com idade acima dos 17 anos.
    No final da década de 1980 e início da seguinte, Piraquara contava com um único colégio de Ensino Médio, que atendia também os municípios vizinhos, sem possibilidade de ampliação do número de salas e o constante aumento da demanda tornou-se necessária a formação de um novo espaço educacional.
Após muitas lutas para a conquista desse espaço em abril de 1992, formou-se a comissão “Vigília em Defesa do Patrimônio Público de Piraquara”. No primeiro dia de vigília esteve presente o secretário de saúde do Estado, Sr. Nizan Pereira que firmou o primeiro compromisso com a comunidade em transformar o prédio de hospital em escola. Também esteve presente neste espaço o então superintendente da Fundepar, Maurício Requião que assumiu o compromisso de que as vagas necessárias e inexistentes no Colégio Estadual Romário Martins seriam transferidas para o prédio do hospital. A licitação pública para a reforma e transferência do prédio foi publicada no Diário Oficial do dia 25/11/92.
No dia 19/03/93, no Colégio Estadual Romário Martins, foi realizada a eleição que definiu o nome da nova unidade escolar de Piraquara.  Em 10 de maio de 1993, o Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga iniciou suas atividades no primeiro bloco conquistado, ofertando 500 vagas. Em 1994 foi realizado um concurso para a escolha do símbolo do colégio. O artista plástico, então funcionário administrativo do colégio, Sérgio Pinheiro, venceu o concurso, criando um símbolo que retrata a educação na Era de Aquário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divisão do Feudo com Minecraft - Tiago Manika Adamoski